terça-feira, 30 de abril de 2013

PARTICIPAÇÕES NOS AUDACES 2013 DO NOSSO ATLETA DE ESTRADA - ANDRÉ JANEIRO


 
Numa vertente diferente do habitual BTT, iniciei em 2013 a participação em eventos de estrada de média e longa distância, os Audaces. Estes eventos caracterizam-se por terem como objectivo a finalização da prova dentro do limite de tempo (calculado para uma média de 15km/h), sendo atribuídos 1 ponto por km percorrido + 1 ponto por 10m de acumulado de subida. Os pontos amealhados contam para o ranking Audace. Estas aventuras estão a ser realizadas na companhia de um grande amigo, o João Falcão; quando as aventuras são feitas com amigos são sempre mais memoráveis!

O 1º Audace 2013 - GBES foi no dia 13 Janeiro com a extensão de 117km (que acabaram por ser 121 devido a um engano no percurso) e cerca de 1500m de acumulado, marcando a estreia neste tipo de eventos. Para o que já tinha lido destes eventos, este foi muito bem organizado, com bons abastecimentos e excelente sinalização (que não foi suficiente eheh). No final, amealhei 275 pontos para o ranking.
 
 
 
 
 
Seguiu-se a participação no 2º Audace 2013 – Estrelas da Amadora, também na zona de Lisboa, com a extensão de 106km e 1360m de acumulado no dia 24 de Fevereiro. Neste evento, contei com a preciosa ajuda de muitos companheiros ciclistas que indicaram o caminho em zonas duvidosas porque a sinalização era inexistente e a vontade de tirar a carta de rota do bolso era pouca... Todos os participantes revelam um espírito de partilha e entreajuda em qualquer necessidade que surja, fazendo com que o ambiente seja sempre bastante descontraído. Nesta ocasião, foram adicionados 233 pontos à pontuação no ranking.
 

 
O 3º Audace 2013 – UDCA  realizou-se no dia 10 de Março, com início na localidade de À-Dos-Loucos, com a extensão de 137km e um acumulado de subida de 1650m. Foi, até à data, o evento mais duro, tanto pelo extensão e inclinação das subidas do percurso como pela meteorologia que nos brindou com frio, chuva, uma granizada de partir capacetes, mais chuva... E já me esquecia do vento. As sandes mistas, pastéis de nata e galões providenciados pelo João em Sta. Cruz foram a tábua de salvação... O desgaste físico e mental provocado pelas condições climatéricas fizeram grande mossa e acho que dificilmente terminaria o percurso neste dia se não tivéssemos feito esse abastecimento de luxo! Mas com espírito e a vontade de amealhar os pontos devidos, completámos o percurso, sempre com as belas paisagens do Oeste. Os 303 pontos merecidos serviram na altura para manter o 1º lugar do ranking, em igualdade pontual com várias dezenas de outros ciclistas.



O 4º Audace 2013 “III Torrado Bikes” realizou-se em Portimão, sendo a localização a razão pela qual não me foi possível participar. Este evento valia 260 pontos e a ausência valeu a passagem do 1º para o 3º lugar do ranking.

Os próximos Audaces em que irei participar serão já no dia 14 e o seguinte no dia 28 de Abril e, em conjunto, representarão 250km percorridos, aproximadamente 3500m de acumulado de subida e 598 pontos para o ranking.

Para Junho está marcada a clássica do ciclismo nacional, Porto-Lisboa; veremos se a condição física permite... É um dos objectivos do ano.

Outro dos grandes objectivos do ano poderá ser cumprido no início de Setembro durante o 14º Audace, com a subida à Torre.

As cores dos Branquinhos irão comigo até ao melhor lugar possível no ranking Audace.

 
Força nesses treinos,

 
André Janeiro

 

 

1 comentário: