domingo, 14 de abril de 2013

RESCALDO 6.º PASSEIO "OS MOURISCOS" - Mouriscas 14 de Abril 2013


PARTICIPARAM:
 
Micael Barata, José Borbinhas, Hugo Marques, Daniel Carita, João Quintas. 60 KM



Foi com enorme expectativa que participei pela primeira vez neste evento organizado pela Associação Recreativa 'Os Mouriscos', que já vai na 6ª edição e que se realizou no último Domingo, 14 de Abril. Primeiro porque seria a primeira vez que iria participar naquele evento e segundo porque não fazia ideia de como estaria a forma depois de um Inverno rigoroso e com pouco treino. Convém sobretudo frisar que todos os elementos dos Branquinhos que participaram nesta prova tiveram um comportamento exemplar na noite de Sábado, recolhendo cedo às suas casas em noite geralmente complicada. Noite bem dormida e ponto de encontro pelas 08h no local habitual, A Lareira. Enquanto uns bebiam café e carregavam todo o material para os carros, outros optaram por ir de bike até ao local da prova para realizar um aquecimento digno. Nesta aventuram alinharam o João Pereira, o Hugo Marques e....eu. Chegados ao local de prova, Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Mouriscas, foi hora de levantar e colocar frontais, dar os últimos retoques nas máquinas, tiras uma ou duas fotos da praxe e arrancar para a dita cuja. Feito o briefing pelo colega Alexandre, lá partimos então em pelotão e marcha lenta até ao centro da vila sempre guiados pela carrinha do Alexandre e onde recebemos até alguns aplausos dos populares que por ali se encontravam no habitual mercado de Domingo. Contornámos algumas ruas e foi então que a carrinha "abriu" e começou a loucura propriamente dita. Início de prova bastante rápido, com alguma descidas a exigir atenção redobrada por parte de todos e rapidamente se definiram as posições que, mais coisa menos coisa, seriam as classificações finais. O percurso esteve sempre geralmente bem marcado com fitas e cal no chão e foi sempre muito completo, ostentando todos os tipos de terreno possível. A lama ainda abundava nalgumas partes do circuito e foram muitos os que tiveram problemas nas transmissões mais gastas da bike, que foi o meu caso. Passagem por algumas povoações, single tracks, passagens de nível, estradas de alcatrão, vinhas, etc etc, um percurso para todos os gostos. Em termos gerais posso dizer que se tratava de um percurso de dificuldade média-alta em termo de dureza física e com algumas partes onde os mais tecnicistas podiam
fazer a diferença, caso do single track já perto do final que fez a delícia do verdadeiros amantes da condução. O percurso tinha na totalidade 30 km, sendo que quem fez os 60 km tinha que dar 2 voltas a esses percurso. Este conceito está cada vez mais na moda e é sem dúvida uma mais valia em termos de manutenção e marcação, mas na minha opinião será muito mais apelativo um percurso linear e totalmente diferente até ao fim. Uma coisa a rever pelas organizações.. Prova durinha e chegada à meta com sensação de dever cumprido. Era tempo então de lavar as máquinas tão fustigadas pela lama e para isso tínhamos à disposição uma mangueira em local apropriado para o efeito. Os banhos não posso comentar porque mais uma vez vim de bike novamente até casa com os dois suspeitos do costume, mas pelo que o pessoal disse esta parte só falhou pela escassez de água quente para todos os participantes devido ao sistema de caldeira, que quando esvaziava demorava um certo tempo a aquecer a água novamente. Chegou então a hora do almoço na cantina da Escola e nada faltou ao pessoal. À nossa espera tínhamos sopa de canja e grelhados misto (frango, febras, entremeada, etc) com arroz a acompanhar, fruta e bebida à descrição, tudo impecável. Para fechar o evento só faltava a entrega dos prémios e mais uma vez os Branquinhos do Pedal arrecadaram os troféus mais importantes. Saliento o primeiro lugar nos 30km através do Nuno Segundo (está mota...) e do primeiro lugar igualmente nos 60km através do João Pereira que participou em parceria com a sua equipa de competição, o Jorbi Test Team. Como não poderia deixar de ser trouxemos ainda o troféu de equipa com mais elementos (um total de 10..), troféu este que já é habitual nesta GRANDE equipa. Saídos de Mouriscas foi tempo de estar em "família" a beber uns canecos e com a sensação de dever cumprido e aí meus amigos, não é preciso dizer mais nada, só quem lá está é que sabe como esta equipa trabalha.
Um bem haja a todos os Branquinhos e até Sábado para a resistência solidária na Escola Prática de Cavalaria de Abrantes.
 
Por: Ricardo Pereira

 
CLASSIFICAÇÕES:
 
30 KM

 60 KM
 
 


Sem comentários:

Enviar um comentário