quarta-feira, 5 de outubro de 2011

RESCALDO 2ª Maratona BTT ZONA55 "Pedalada Jurássica" - Serra D'aire/Torres Novas (2011.10.02)


Mais uma excelente manhã proporcionada pelos amigos da Zona 55!

Nem era esperado que fosse de outra maneira, muita azafama, muita agitação, Torres Novas acordou cedo nesta manhã de Domingo para receber mais uma emblemática subida às antenas.

Foram cerca de 400 participantes que se dividiram em 2 circuitos, um com cerca de 40km e outro quase com 70km para percorrer os belos trilhos da Serra D'Aire e Candeeiros. A opção de dividir os percursos logo ao início pareceu bastante acertada, de modo a haver maior fluidez de andamentos.

Partida à hora marcada, voltinha pela cidade como é da praxe e toca de rebentar com as pernas na 1ª picada do dia ao entrar na terra. Primeiros 20km bastante rápidos, até à 2ª inclinação do dia que nos elevava para um novo nível de altitude, as Eólicas.

Mas o melhor estava ainda para vir, após uma rápida zona de aceleração eis que voltávamos a entrar numa subida. Esta, agora com bastante pedra, que de início até parecia boa, dura mas competitiva até que nos obrigou a desmontar e a fazer grande parte a empurrar o peso morto que antes puxava por nós. Foi aí que perdeu a sua graça, ao impor ao circuito uma enorme distancia não ciclável.

Com algumas partes cicláveis pelo meio, eis que chegávamos ao último km da subida, numa passagem comum, em que podíamos ver os adversários já cheios de contente a descer, vindos da "rotunda" das antenas. Estava cumprida a penosa, daqui para a frente era curtir os singles!

Cerca de 10 km de inclinação negativa entre pedra e vegetação rasteira, por verdadeiros singles de cortar a respiração, zonas únicas que apenas a Serra proporciona, um verdadeiro must da Região! Cerca do km 45 o Aurélio Marcão foi premiado com o primeiro azar do dia. Com tanta excitação era inevitável um percalço, como a bicha também não ajuda, à primeira passagem mais agreste pelo empedrado, câmara-de-ar trilhada! Câmara-de-ar? (dirão vçs) pois, bem sei que quem vai pro mar avia-se em terra mas como tem o hábito de contrariar as evidências sai sempre a perder, já vai sendo tempo do homem aprender!

Após algum tempo a andar e a correr, novamente com a bike a reboque à espera de encontrar uma passagem de alcatrão, eis que o amigo Marco Lopes deixa nova câmara de ar e bomba para que pelo menos acabasse o trajecto. Agora, com o pneu cheio à mão é que não podia abusar mm, pois ao mínimo toque + agressivo ficava novamente a pé. Após um grande esforço para controlar as emoções que o percurso devolvia, eis que não conseguia evitar e cerca do km 55 novo furo dava por terminada a sua participação nesta bela manhã pela Serra.

Trajecto globalmente bem marcado, à excepção de alguns cruzamentos que ainda nos valeram uns enganos mas tb fazem parte e por vezes são difíceis de controlar quando temos alguém cujo divertimento seja andar a desmarcar os percursos.

Balneários bons e em qtd suficiente.

Almoço rápido e bom (faltou a sobremesa, dpx d1 esforço destes repor os níveis de açúcar é essencial ;) 

Prémios, lembranças e lembretes para dar e vender, mto bom mesmo!

Os nossos Parabéns aos promotores e todos os colaboradores da Zona 55, que conseguiram imprimir aqui uma dinâmica viva na cidade de Torres Novas com bastante afluência de público, atletas e um nível de organização próprio de quem prima por pensar em tudo.

Parabéns.

FOTOS:












CLASSIFICAÇÕES:




Sem comentários:

Enviar um comentário